Resultado: essa é a palavra-chave em uma agência de marketing digital. Afinal, é a partir disso que o cliente avaliará o desempenho de todo o trabalho oferecido.
O resultado, em uma agência de marketing digital, está diretamente ligado ao faturamento mensal e ao crescimento do cliente.
Público-alvo
É imprescindível que todos os membros da agência tenham conhecimento claro sobre o público de determinada marca.
Para isso, a melhor estratégia é criar uma persona: personagem fictício que representará o consumidor ideal, com as seguintes características:
- Nome;
- Idade;
- Gênero;
- Localidade;
- Gostos pessoais;
- Profissão;
- Dores/Problemas;
- Nível de consciência sobre o problema;
- Resumo sobre a vida.
Canais de cada audiência
Quais são os melhores canais para atingir um dado público? O ideal, portanto, é listar em quais veículos a comunicação será focada. Por exemplo:
- Redes sociais (Facebook, LinkedIn, YouTube, Twitter, Instagram);
- Sites e blogs;
- Jornais e revistas;
- Outdoor, folhetos, entre outros materiais impressos;
- Televisão e rádio.
Mercado
Em qual nicho um dado produto/serviço está inserido? Conhecer os concorrentes e as oportunidades do mercado fará toda a diferença no planejamento de marketing, sobretudo em sua face mais estratégica.
Para isso, a melhor ferramenta disponível é a Análise SWOT, por meio da qual são relacionados pontos fortes e fracos da empresa, assim como as oportunidades e ameaças externas do nicho em que ela está inserida.
Metas
Não dá para sair do papel sem um objetivo traçado. Qual é a meta daquele cliente?
- Vender mais?
- Ganhar mais autoridade do nicho?
- Ser reconhecido em determinada região?
- Conquistar determinado segmento de público?
- Ter um reposicionamento de marca?
- Superar uma crise de imagem?
- Lançar um produto?
Mensuração
Para iniciar a máquina de conteúdo, peças, ações e campanhas, é importante definir quais serão as ferramentas de mensuração de resultados – e isso dependerá diretamente do objetivo escolhido anteriormente.
Como uma agência de marketing digital pode me ajudar a obter melhores resultados?
Podemos resumir a seguinte resposta em: alcance de meta. Ter resultados com um planejamento de marketing digital é conquistar o objetivo com êxito.
Para isso, é importante definir bem quais serão as réguas desse objetivo. Por exemplo, imagine que o objetivo do cliente é ter mais reconhecimento. Como a agência entregará resultados?
Antes de mais nada, é importante deixar esse objetivo real, atingível, específico e mensurável.