Como posso acompanhar os resultados do marketing digital?

Resultado: essa é a palavra-chave em uma agência de marketing digital. Afinal, é a partir disso que o cliente avaliará o desempenho de todo o trabalho oferecido.

O resultado, em uma agência de marketing digital, está diretamente ligado ao faturamento mensal e ao crescimento do cliente.

Público-alvo

É imprescindível que todos os membros da agência tenham conhecimento claro sobre o público de determinada marca.

Para isso, a melhor estratégia é criar uma persona: personagem fictício que representará o consumidor ideal, com as seguintes características:

  • Nome;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Localidade;
  • Gostos pessoais;
  • Profissão;
  • Dores/Problemas;
  • Nível de consciência sobre o problema;
  • Resumo sobre a vida.

Canais de cada audiência

Quais são os melhores canais para atingir um dado público? O ideal, portanto, é listar em quais veículos a comunicação será focada. Por exemplo:

  • Redes sociais (Facebook, LinkedIn, YouTube, Twitter, Instagram);
  • Sites e blogs;
  • Jornais e revistas;
  • Outdoor, folhetos, entre outros materiais impressos;
  • Televisão e rádio.

Mercado

Em qual nicho um dado produto/serviço está inserido? Conhecer os concorrentes e as oportunidades do mercado fará toda a diferença no planejamento de marketing, sobretudo em sua face mais estratégica.

Para isso, a melhor ferramenta disponível é a Análise SWOT, por meio da qual são relacionados pontos fortes e fracos da empresa, assim como as oportunidades e ameaças externas do nicho em que ela está inserida.

Metas

Não dá para sair do papel sem um objetivo traçado. Qual é a meta daquele cliente?

  • Vender mais?
  • Ganhar mais autoridade do nicho?
  • Ser reconhecido em determinada região?
  • Conquistar determinado segmento de público?
  • Ter um reposicionamento de marca?
  • Superar uma crise de imagem?
  • Lançar um produto?

Mensuração

Para iniciar a máquina de conteúdo, peças, ações e campanhas, é importante definir quais serão as ferramentas de mensuração de resultados – e isso dependerá diretamente do objetivo escolhido anteriormente.

 

Como uma agência de marketing digital pode me ajudar a obter melhores resultados?

Podemos resumir a seguinte resposta em: alcance de meta. Ter resultados com um planejamento de marketing digital é conquistar o objetivo com êxito.

Para isso, é importante definir bem quais serão as réguas desse objetivo. Por exemplo, imagine que o objetivo do cliente é ter mais reconhecimento. Como a agência entregará resultados?

Antes de mais nada, é importante deixar esse objetivo real, atingível, específico e mensurável.